Rui Mendes
LG foi o primeiro evento oficial do CAR de Surf de Viana do Castelo
Esta XV edição, uma vez mais organizada pelo Surf Clube de Viana, promoveu a alta competição e contou com a participação especial de dois campeões nacionais em título, Manuel Centeno (Bodyboard) e Rúben Silva (Longboard) entre 64 surfistas portugueses e da Galiza. O clássico evento decorreu no sábado na praia do Cabedelo e no domingo na praia da Arda e teve como base logística o CAR Surf de Viana do Castelo.
O SCV apresentou, este ano, como novidade uma estrutura totalmente amovível, dotada de sistemas informáticos, permitiu que os surfistas presentes pudessem usufruir das melhores condições de mar e de um julgamento “live” permitindo, assim, elevar o nível da competição.
Neste XV campeonato, homologado pela Federação Portuguesa de Surf e pela Federación Galega de Surf, destaque para os atletas nacionais, que conquistaram quatro títulos dos cinco em disputa e, ainda, para a presença de atletas (8) do Surf Clube de Viana nas finais.
Na categoria de Surf Open, Eduardo Fernandes, atleta da selecção nacional, sagrou-se campeão do LG. Em segundo ficou o atleta Pipo Domínguez, seguido pelo Martin Gonzáles e por José Diéguez.
No Bodyboard Open houve supremacia dos atletas lusos. Nuno Azevedo venceu pela quarta vez o LG, deixando em segundo lugar, Ricardo Rosmaninho, seguido do Manuel Centeno e do João Neiva (atleta do SCV).
No Longboard Open, Rúben Silva, campeão nacional, deu provas do seu alto nível e venceu com facilidade o LG deixando em segundo lugar Sebastião Maia ficando em terceiro e quarto lugar, Eduardo Martins e Edgar Afonso, ambos SCV.
No Surf Feminino, a jovem Isabel Perez venceu o título. Alba Lloves ficou em segundo lugar. Isabel Machado e Angela Ribeiro, atletas do SCV, ficaram em terceiro e quarto lugares.
A final do Bodyboard feminino foi dominada pelas atletas do SCV sendo vencida por Filipa Fernandes. A atleta Mafalda Peixoto alcançou a segunda posição e em terceiro ficou, a jovem promessa, Ana Peres.
A melhor nota 8,33 pontos e o melhor score 13,93 do LG pertenceu ao atleta do SCV, Rui Mendes.
Os presentes foram unânimes em considerar que o Surf Clube de Viana está de parabéns não só por organizar exemplarmente o campeonato, um dos mais antigos eventos de surf na Península Ibérica, mas também pelo trabalho desenvolvido em prol das modalidades de ondas, projectando, simultaneamente, a cidade de Viana do Castelo como destino internacional de surf.
Os finalistas receberam prémios no valor de cerca 4.000 € em vales de viagens, surfwear e em material técnico.
O Luso Galaico 2013 é um dos eventos do “Centro de Mar” e financiado pelo "ON.2 – O Novo Norte” do Programa Operacional Regional do Norte.
O Surf Clube de Viana agradece o apoio prestado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola, Federação Portuguesa de Surf, Federación Galega de Surf, Surfrider Foundation Europe, Capitania do Porto de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Darque, Quiksilver, Roxy, Tribo do Sol e Viagens Abreu, Beachcam, Mel Quinta da Inácia e Axis Wellness.
O Portuguese Surf Film Festival é já no próximo fim de semana
No próximo dia 25 de Maio, o CAR de Surf de Viana do Castelo vai ser palco do Portuguese Surf Film Festival – Viana 2013,subordinado ao tema Alquimia. Nele serão exibidas quatro produções independentes, premiadas em 2012 nas categorias de “Melhor Filme Português”, “Melhor Curta, “Melhor Filme de Surf” e “Mais Sustentável”. O programa pode ser consultado no website do SCV.
Boas Ondas! Melhor Surf!
A Direcção do Surf Clube de Viana
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os autores do blogue reservam o direito de editar ou apagar os comentários