
Já há muito que me diziam que tinha de ver o filme Liberdade de Movimento… Um dia destes, lá consegui o DVD emprestado e pus-me a ver o filme produzido pela Boa Onda Produções. Esta produtora foi a primeira a produzir um filme de bodyboard português, o Roots e produziu o Nazaré Special Edition de 2005, que para mim é o melhor filme de bodyboard feito por lusos.
Recordo-me quando eu e o meu irmão recebemos a cassete VHS em casa e pusemo-nos a ver o Roots… Na altura foi guardado num altar… Nos dias que correm… É filmes aos pontapés…
Mas vamos ao filme em si. Apesar de ser um filme como os demais filmes de bodyboard, ou seja, uma colecção de sequências com música, tipo teledisco, o filme até tem um pouco de cuidado na edição. Não se trata de uma edição selvagem com imagens e cortes sem sentido. Primeiro mostram uns quantos riders, Rui Ferreira, Manuel Centeno, Kiko Saraiva, Hélio Conde e Filipinho… Depois mostra-nos o Cabedelo, metido entre os três primeiros riders e os dois últimos.
A segunda parte do filme começa com umas ondas potentes do Havai ao som dos Bush – War Machine, a fazer lembrar-me dos tempos da faculdade, em que ia surfar à tarde…
Depois vemos o Batata a sair de casa de skate, a dar ao pé no Rossio e a chegar praia depois de muita sola gastar… A partir daqui o filme vira teledisco, com uma série de filmagens e música diversa…
Esse filme e o Roots são sem dúvida, os meus filmes de BB favoritos. Grandes filmes.
ResponderEliminar